1. Tema
A primeira coisa que se deve ter em mente é sobre o que iremos escrever e, uma vez decidido o tema, devemos nos certificar se dominamos bem o assunto. Outra coisa importante é pesquisar se trata-se de um tema muito saturado na web – nada que uma busca no São Google não resolva!
2. URL
A url ( Uniform Resource Locator ) nada mais é do que o endereço do blog na internet. Para os blogs do Blogger, o final da url sempre será blogspot.com, que é o domínio onde o blog está hospedado. Como já sabemos, é possível alterar o domínio blogspot.com por um .com, .com.br, .net e etc. Nesse caso, o endereço ficará mais elegante e somente os experts conseguirão perceber que é um blog do Blogger. Na minha opinião, o nome do blog deve estar na url, a fim de facilitar a sua identificação e memorização por parte dos usuários. Exemplo:
http://www.soparablogueiros.blogspot.com
3. Template
Uma vez decidido o tema e o endereço do blog, precisamos escolher um bom template, que esteja de acordo com o assunto abordado e que tenha um layout limpo e com aspecto profissional. Existem diversos blogs especializados em templates. Caso o blogueiro ainda não se sinta muito à vontade com o html, deverá usar um template já customizado e, de preferência, com os hacks mais comuns já instalados. O blog deve ser de fácil navegação para que os visitantes se sintam à vontade. Mais detalhes neste link.
4. Widgets
Escolhido o template, devemos agora deixá-lo funcional. Por melhor que ele seja, sempre vai ficar faltando alguma coisa e a decisão do que deve ser instalado é sua. Um blog bacana precisa mostrar, no mínimo, os posts mais recentes, os marcadores, uma caixa de busca e o arquivo do blog. Coloque-se no lugar dos seus futuros leitores e pense no que gostaria de encontrar no seu blog. Assim como no caso dos templates, diversos blogs disponibilizam códigos para widgets.
5. Posts
Bem, agora já temos um nome, um tema, um endereço e um template funcional. Já podemos começar a escrever, e para tanto, é imprescindível o domínio da Língua Portuguesa. A maioria de nós blogueiros já saímos da escola há muito tempo, por isso, muitas vezes, precisamos nos socorrer com os corretores ortográficos. Isso não é nenhuma vergonha! Feio é escrever errado. Uma sugestão de corretor ortográfico é o site ortografa.
6. Feeds
Depois de alguns posts, está na hora de queimar o feed do blog. O melhor serviço para esse fim é o FeedBurner. Coloque um widget bem visível, convidando os leitores a assinar o seu conteúdo.
7. Contador de visitantes
Que graça teria escrever em um blog se ele não fosse visitado? O melhor contador de visitas é o Google Analytics. Faça sua inscrição usando a conta do Google.
8. Divulgação
Existem diversos sites que funcionam como indexadores de blogs. No Brasil, o melhor e mais conhecido é o BlogBlogs e lá fora é o Technorati. Cadastre o seu blog nos dois!
9. Monetização
Quer ganhar dinheiro com esse blog? Ótimo! Conheça então os serviços de monetização disponíveis. O melhor ainda é o Google AdSense - cujo cadastro também poderá ser feito com sua conta do Google.
10. Sitemap
Crie um sitemap para o seu blog, a fim de facilitar a indexação pelos robôs do Google. Cadastre-se no Google Webmaster Tools e siga este Tutorial Compulsivo